15 de janeiro de 2011

Caymmi: o mestre da canção


Dorival Caymmi “é um autor inaugural. A música dele, e como ele casa música e letra, com tanta maestria, é sem igual na MPB”. Estas palavras são, de quem conhece bem de canção, nosso querido Chico Buarque. Não tem como questionar. Parecem perfeitas para traduzir “o que este compositor tem”. Aldir Blanc complementa bem: “o Dorival foi quem inventou o gênero ‘samba Caymmi’ [...]. Perguntar se existe este estilo de samba é como duvidar da existência do vatapá”

Caymmi foi um artista intuitivo, conhecedor de suas tradições, que soube observar o dia a dia dos pescadores, os encantos da religiosidade afro-brasileira, a soberania do mar. Assumidamente influenciado pela cultura baiana (como a capoeira angola e os sambas de roda), traduziu através de suas canções a Bahia de sua época, com muita doçura e simplicidade.

Há muitas coisas para se falar deste artista...conhecer Caymmi é como um mergulho no mar. Daqueles que limpa a alma ...

CURIOSIDADE

Em 1937, após uma tentativa frustrada de vender bebidas, Caymmi acabou bebendo todo seu mostruário e compôs a canção “O Mar”, considerada pelo próprio, a mais representativa de sua obra. (OBS. Este é dos nossos, rs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário